top of page

Wagner Figueiredo (UFSCAR)

 

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Campos (1983), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenador do programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Atenção Primária, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção primária à saúde, gênero e saúde; masculinidades e saúde; violência; equipe multiprofissional e atendimento domiciliar.

 

Rosamaria Giatti Carneiro (UNB)

 

Professora Adjunta do Curso de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília, UnB. É Doutora em Ciências Sociais pelo IFCH da UNICAMP (2011), com concentração em antropologia, e Mestre pela linha de pesquisa "Direito achado na rua" da UnB (2005). Possui Especialização em Gênero e Teoria Psicanalítica, no Brasil (UnB-2005) e no exterior (UCES/USM - Argentina/2006). Fez estágio doutoral na Universidad de Barcelona (2010). É sócia da ABA (Associação Brasileira de Antropologia), da APA (Associação Portuguesa de Antropologia), da LASA (Latin American Studies Association) e da ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), tendo por áreas de interesse de pesquisa e campo de atuação: antropologia da saúde, antropologia urbana e teoria antropológica, com destaque para gênero, raça, sexualidade, reprodução e saúde coletiva.

 

 

Marcia Longhi (UFPB)

 

Professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais (DCS) da UFPB, na área de antropologia. Membro do PPGA da UPPB. Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1982). Mestre e doutora em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2008). Temas de pesquisa: saúde, gênero, masculinidade, juventude e grupos populares. Pesquisadora do núcleo de pesquisa FAGES (UFPE) desde 2001. Pesquisadora do GRUPESSC - grupo de pesquisa saúde, sociedade e cultura integrado ao DCS da UFPB desde 2011

Guilherme Almeida (UERJ)

 

Graduado em Serviço Social pela UERJ (1996), mestre em Ciências pela FIOCRUZ (2000) e doutor em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ (2005). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Serviço Social da UERJ. Tem experiência técnica na área de saúde. Trabalha com temas relacionados principalmente às relações de gênero, diversidade sexual e de gênero, política de saúde e relações de trabalho. Atualmente é Coordenador Adjunto do Laboratório Integrado em Diversidade Sexual e de Gênero, Políticas e Direitos - LIDIS/UERJ.

Leila Jeolás (UEL)

 

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1982), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1988), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e pós-doutorado pela Université de Strasbourg-França. Atualmente é professor/a associado/a da Universidade Estadual de Londrina, membro do corpo editorial das revistas Sociedade em Estudos (UFPR) e Revue des Sciences Sociales, Université de Strasbourg-França. Tem experiência na área de Antropologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Juventude, Saúde Sexual e Reprodutiva; Risco e Prevenção; Velocidade e Corridas Ilegais de Carros e Motos.

Adriano de Leon (UFPB)

 

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase na Sociologia do Cotidiano, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, análise do discurso, religião, magia, teoria pós-etruturalista, gênero e masculinidades. Atualmente desenvolve trabalhos sobre as várias práticas de controle social nas áreas já citadas.

pesquisadores/as.

Marcos Nascimento (CLAM)

 

Psicólogo, Doutor em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Coordenador adjunto do Centro Latinoamericano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/UERJ), Professor do curso de Psicologia do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Membro do Conselho Internacional do BRIDGE (Development and Gender) do Institute of Development Studies da University of Sussex (Reino Unido).

Área de atuação: gênero, sexualidade e masculinidade. Temas de pesquisa: violência baseada em gênero, saúde do homem, masculinidade e juventude. 

Marion Quadros (UFPE)

 

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), graduação em Bacharelado Em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é professora adjunto i da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Família e Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, sexualidade, feminismo, saúde reprodutiva e educação.

 II Seminário Gênero, Saúde e Direitos Humanos

  masculinidades em perspectiva

9-11 de abril de 2014

Mandacaru Núcleo de Pesquisa em Gênero, Saúde e Direitos Humanos 

bottom of page